em resposta a..
criticas à inexistencia de factos que suportem que o capitalismo democrata é claramente melhor do que o comunismo...
É costume achar-se que o interesse supremo é o bem individual, e que através de um conjunto de bens essenciais, acaba-se por se obter uma valorização nacional. É a opção tomada pelos países ditos democraticos e pró-capitalistas.
Há outro ponto de vista, que define que o interesse supremo não é o bem individual, mas sim a valorização nacional, com a qual, se tudo correr bem, acabamos por ganhar todos. É o espirito do formigueiro, em que o interesse de cada formiga não faz qualquer sentido, porquee se trabalha em prol da colónia. Tem sido a opção dos países comunistas e nacional-socialistas.
E o fantastico, é que é impossivel perceber um dos pontos de vista, quando abraçamos totalmente o outro, simplesmente pq não faz sentido abraçarmos e aceitarmos como valida a nossa antitese. A escravidão e o baixo valor da vida humana são realidades em ambas, e a hipocrisia é uma constante, apenas se é hipocrita em coisas diferentes.
Na Democracia Capitalista exalta-se o valor da vida humana, o valor que cada individuo por si só representa, e depois trabalha-se de inumeras formas que pôem em causa essa mesma vida que se defende.
Nos Comunistas e Nacional-Socialistas, defende-se que, quando haja riqueza criada pelo todo, essa é distribuida pelo todo, e depois acaba por não ser verdade, alimentando-se uns e desfavorecendo outros.
A grande questão aqui, é a ilusão. os Democratas Capitalistas também leram "Das Kapital" e "Mein Kampf", e souberam adaptar-se, souberam criar a ilusão de que sendo cada um por si, é uma escolha individual, e essa falsa ideia de escolha, acaba por nos transmitir uma sensação de segurança, a qual sabemos, por vezes, ser falsa, mas habituamo-nos ao conforto de termos nós proprios o poder para decidir a nossa vida.